Sabe o que é a Leucemia?

Após o grupo ter realizado uma sondagem com 6 dias de duração os resultados obtidos foram de encontro ao que era esperado. Com um total de 135 votos, conseguiu-se observar que a maioria dos votantes, nomeadamente 81 votaram sim e sabem em que consiste a Leucemia. Já 42 votantes afirmam que sabem mais ou menos o que é a Leucemia, os restantes 12 votantes não sabem de todo o que é a Leucemia.

Saiba portanto de que se trata esta doença:
A leucemia é uma doença maligna com origem nas células imaturas da medula óssea.
A produção de glóbulos brancos fica descontrolada e o funcionamento da medula óssea saudável torna-se cada vez mais difícil, diminuindo progressivamente a produção de células normais, dando lugar ao aparecimento de anemia, infecções e hemorragias.
Existem vários tipos de leucemia caracterizadas pelo tipo de célula afectada.
Pode ser aguda ou crónica dependendo da velocidade de proliferação das células leucémicas.


Quais são os riscos?
A investigação demonstra que determinados factores de risco aumentam a probabilidade de uma pessoa vir a desenvolver esta doença. Geralmente, os factores de risco mais comuns, para a leucemia, são os seguintes:
  • Síndrome mielodisplásico;
  • Síndroma de Down e outras doenças genéticas;
  • Níveis muito elevados de radiação;
  • Trabalhar com determinados químicos;
  • Vírus dos linfomas T humanos...
A maioria das pessoas que apresentam factores de risco para leucemia, não chegam a desenvolver a doença. Por outro lado, muitas pessoas que desenvolvem a doença, não apresentam quaisquer factores de risco.

Sintomas:

Como todas as células do sangue, as células da leucemia percorrem todo o corpo. Dependendo do número de células tumorais, e do local onde estas células se depositam, uma pessoa com leucemia pode apresentar sintomas variados.

Os sintomas comuns de leucemia, incluem:

  • Febre e suores nocturnos;
  • Infecções frequentes;
  • Sensação de fraqueza ou cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Sangrar e fazer nódoas negras (hematomas) facilmente: gengivas que sangram, manchas arroxeadas na pele, ou pequenas pintas vermelhas sob a pele;
  • Dor nos ossos e articulações;
  • Inchaço ou desconforto no abdómen (em consequência do aumento do baço);
  • Gânglios inchados, especialmente os do pescoço e das axilas;
  • Perda de peso.

Estes sintomas não são necessariamente sinónimo de leucemia. Uma infecção, ou qualquer outro problema, também pode causar estes sintomas. Se apresentar estes sintomas, deve consultar o médico, logo que possível. Só o médico pode diagnosticar e tratar o problema.

Nas fases iniciais da leucemia crónica, as células tumorais funcionam quase normalmente. Os sintomas podem não aparecer, durante muito tempo. Muitas vezes, o médico descobre a leucemia crónica durante um exame de rotina, isto é, antes de existirem quaisquer sintomas. Quando surgem os sintomas, estes são geralmente ligeiros, no início, e vão piorando, gradualmente.

Na leucemia aguda, os sintomas surgem e pioram rapidamente. A pessoa vai ao médico porque se sente doente. Outros sintomas da leucemia aguda são vómitos, confusão, perda do controlo muscular e convulsões. As células tumorais podem, ainda, depositar-se nos testículos, provocando inchaço. Algumas pessoas também desenvolvem feridas nos olhos ou na pele. A leucemia também pode afectar o aparelho digestivo, os rins, os pulmões ou outras partes do corpo.

Como diagnosticar a doença?

Se uma pessoa apresenta sintomas que sugiram leucemia, o médico tem que proceder a uma observação cuidadosa, e pedir todos os exames complementares necessários, bem como perguntar acerca da sua história clínica e familiar.

Os exames e análises para diagnóstico, podem incluir:

  • Exame físico;
  • Análises sanguíneas;
  • Biópsia;
  • Citogenética;
  • Punção lombar;
  • Radiografia ao tórax;
Tratamento:

Muitas pessoas com leucemia, querem saber toda a informação possível sobre a sua doença e métodos de tratamento; querem participar nas decisões relativas ao seu estado de saúde e cuidados médicos de que necessitam. Saber mais acerca da doença, ajuda a colaborar e reagir positivamente.

O choque e o stress que se seguem a um diagnóstico de cancro, podem tornar difícil pensar em todas as perguntas e dúvidas que quer esclarecer com o médico. Muitas vezes, é útil elaborar, antes da consulta, uma lista das perguntas a colocar ao médico.

O médico pode aconselhar a consulta com um médico especialista em leucemias. A leucemia pode ser tratada por diferentes especialistas, como sejam: hematologista e oncologista. Nas crianças, a leucemia é tratada por oncologistas pediátricos e hematologistas.

Uma pessoa com leucemia só deve ser tratada com médicos que tenham experiência no tratamento de leucemias.

O plano de tratamento depende, essencialmente, do tipo de tratamento a efectuar e do estadio da doença. O médico tem, ainda, em consideração o tipo de leucemia, a idade do doente, a possível presença de células tumorais no líquido cefalo-raquidiano, se a leucemia já tinha sido previamente tratada e o estado geral de saúde da pessoa.

Para cada caso de leucemia, o médico irá desenvolver um plano de tratamentos, que vá de encontro às necessidades específicas de cada pessoa; poderá, ainda, falar consigo sobre as possíveis escolhas de tratamento e resultados esperados.

(http://www.roche.pt/sites-tematicos/infocancro/index.cfm/tipos/leucemia/)